Quem somos

SINTEENP - Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado da Paraíba.

O SINTEENP é uma entidade sindical, fundada em 14 de Junho de 1963, único e legítimo representante da categoria dos trabalhadores de estabelecimentos de ensino privado da Paraíba. Instalado em sede própria na Avenida General Osório, 109, no centro de João Pessoa. O SINTEENP/PB é o sucessor do antigo SIMPRO/PB.

Compreende a base territorial desta Entidade, todo o estado da Paraíba com exceção da cidade de Campina Grande. Abrange os trabalhadores desta categoria profissional, que se vinculam pelo caráter da agregação, especificidade e similitude de vida e condições de trabalho. A entidade sindical tem como finalidade defender os direitos dos empregados em face da categoria econômica dos empregadores das atividades de educação, ensino, treinamento e similares.

Filiado a Contee

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino –CONTEE é uma entidade sindical de terceiro grau que congrega 82 sindicatos e 7 federações de professores(as) e técnicos(as) e administrativos(as) do setor privado de ensino, da educação infantil à superior – representando atualmente cerca de 1 milhão de trabalhadores(as) brasileiros(as).

Entre as principais bandeiras políticas da CONTEE está: a defesa da educação como direito e bem público, de responsabilidade do Estado. A entidade defende ainda o fortalecimento da educação pública, democrática e de qualidade e entende que o estabelecimento da educação como direito também se dará por meio da regulamentação do setor privado de ensino, com a exigência do cumprimento do papel do Estado no controle, regulação, credenciamento e avaliação da educação, com as devidas referências sociais.

O combate à mercantilização e à desnacionalização da educação e a luta pelo desenvolvimento do País, com distribuição de renda, justiça social e soberania nacional são prioridades da Confederação.

A CONTEE é filiada à Confederação dos Educadores Americanos (CEA), à Sindical de Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), à Federação Internacional de Sindicatos de Educadores (FISE) e à Internacional da Educação (IE).